Os veículos totalmente elétricos se diferenciam pela potência de seus motores assim como pela capacidade de suas baterias. Normalmente é usado o kWh, ou quilowatt-hora, que é uma unidade de medida de energia. Ele representa a quantidade de energia utilizada para manter um dispositivo de 1 quilowatt (kW) em funcionamento por uma hora.
RÁPIDOS
Sua potência varia normalmente entre 20 kW e 350 kW. Esses carregadores exigem uma maior infraestrutura para instalação e podem abastecer de um a três carros simultaneamente. São utilizados em locais de grande circulação de veículos e oferecem um menor tempo de recarga, sendo ideais para proporcionar autonomia em viagens de longo percurso.
LENTOS
Sua potência varia normalmente entre 6 kW e 8 kW. Esses carregadores, conhecidos como WallBox, podem ser comprados como acessórios ou vir junto com o veículo elétrico (VE). Comumente usados em residências ou locais onde se pretende ficar parado por mais tempo, eles demandam algumas horas para completar a bateria do VE.
PORTÁTEIS
Utilizados como alternativa para carregamento onde está disponível apenas uma tomada comum de parede. Esses carregadores são muito lentos, com potência variando entre 2,5 kW e 3 kW. O ponto positivo é que ocupam pouco espaço e podem ser levados a qualquer lugar onde não se encontram outros tipos de carregadores.